+ 55 73 9916-2495

flag (3).png

@2019 Todos os direitos reservados

CARAÍVA

O vilarejo de Caraíva fica localizado no extremo sul da Bahia, numa região conhecida como Costa do Descobrimento. Distante cerca de 100 km do município de Porto seguro e 800 km de Salvador, capital baiana. Estima-se que sua fundação tenha acontecido por volta de 1537, o que leva Caraíva a ser considerado o vilarejo mais antigo do Brasil.

 

Devido ao seu passado histórico e grande beleza natural, Caraíva foi declarada Área de Proteção Ambiental pelo IPHAN, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e zona de reserva extrativista da RESEX, tendo também em seu entorno o Parque Nacional de Monte Pascoal. A vila é situada entre o Rio Caraíva, o Oceano Atlântico e a reserva indígena de Barra Velha.

 

O vilarejo é uma península que abriga atualmente cerca de 1000 habitantes, entre nativos e moradores que chegaram dos mais diferentes estados do Brasil e até do exterior.

 

Caraíva é um vilarejo muito singular. Suas ruas são de areia e não existe qualquer calçamento. A energia elétrica começou a ser instalada em Caraíva no ano de 2007, toda a sua fiação é subterrânea (o primeiro sistema do tipo no país), e foi desenvolvida para que fossem evitados os postes de energia e de iluminação pública, de forma que seu magnífico céu continuasse a ser vislumbrado proporcionando ao vilarejo um ambiente rústico conservando sua identidade. Outra peculiaridade é a ausência de carros. Uma lei municipal de 1989 proíbe a circulação por Caraíva de veículos automotivos.

 

Atualmente, o turismo é a principal fonte de renda do vilarejo. Na alta temporada - que abrange os meses de dezembro a março - a população flutuante chega a 5 mil pessoas. Para atender esta demanda, Caraíva abriu novos leitos em pousadas, cresceu a oferta de restaurantes e bares, além de mercados e comércio de lojas.

Nos últimos quatro anos Caraíva se tornou a queridinha dos famosos que buscam curtir suas férias em um lugar que proporcione privacidade, mas que também possibilite uma integração com a natureza e a vida mais simples. Atores, Músicos, Atletas, Apresentadores de Televisão, Empresários do Entretenimento figuram entre os que escolhem o vilarejo para desfrutar com amigos e família.